Ajustando mola susp traseira.

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Ajustando mola susp traseira.

Mensagem por roger_ma em Sab Jan 05, 2013 12:15 am

Olá.
Por eu ter um peso beeemm acima da média da galera pra a qual essa moto foi projetada, resolvi tentar ajustar a altura da suspensão traseira assim que a recebi.
Por acaso tirei algumas fotos e (só agora, 5 meses depois) criei "coragem" de criar esse rápido tutorial. Mas é bom sempre deixar claro em qualquer coisa desse tipo: O que vc fizer, faça por sua conta e risco.

De inicio já digo que seria bom nesse caso ter um cavalete central para "folgar" mais um pouco a mola da suspensão traseira (o cavalete traseiro não serve pois não alivia a carga na balança e assim sendo mantém a mola ainda comprimida).

1º Do lado esquerdo da moto (pois a mola fica mais para a esquerda, mas vc pode tentar pelo outro lado), voce terá que retirar a carenagem lateral que fica abaixo do banco do piloto e o apoio de pé dianteiro esquerdo (claro!), mas sem desconectá-lo do pedal do câmbio, para não desregular a altura do pedal (aí ainda serve outra dica: eu aproveitei esse momento e ajustei o meu pois precisava levantar muito a ponta do pé para mudar as marchas, então dexei-o apontado mais para baixo.)
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2º Vai ser preciso retirar um porta fusíveis que fica na direção da mola Shocked , calma, não tem segredo (acredito que pelo outro lado não tenha isso, mas o acesso a mola é mais apertado), ele sai um pouco apertado mas sai. vc só precisa retirar os dois parafusos, não desconecte os plugs dos fusíveis (ou relés, sei lá) e tchanrán! tá lá a mola.
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Aqui uma imagem só para demonstrar a preocupação da SYM com o acabamento emborrachando as margens que entram em contado com o quadro evitando ruídos.


3º Para ajustar a mola vc vai ter que primeiro folgar o anel superiou no sentido anti-horário e depois apertar o anel inferior (sem trocadilhos, por favor!) fazendo com que ele desça pela rosca levantando um pouco mais a traseira da moto. No meu caso eu não ajustei muito pois como vcs podem ver não é possível visualizar o final da rosca, então não sabia até onde ir e fiquei com medo do negócio sair da rosca e dar trabalho para recolocá-lo. Depois não esqueça de rosquear o anel superior até o inferior para segurá-lo na posição. Para essa parte eu usei uma cha de cano (tipo um alicate grande e fino) para poder rosquear. É nessa parte que seria bom a moto estar sobre um cavalete central para dar menos pressão na mola.
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Depois é só remontar.

Avisem se os ajustes fizeram diferença.

roger_ma
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Re: Ajustando mola susp traseira.

Mensagem por Eliseu678 em Sab Jan 05, 2013 7:52 am

roger_ma escreveu:Olá.
Por eu ter um peso beeemm acima da média da galera pra a qual essa moto foi projetada, resolvi tentar ajustar a altura da suspensão traseira assim que a recebi.
Por acaso tirei algumas fotos e (só agora, 5 meses depois) criei "coragem" de criar esse rápido tutorial. Mas é bom sempre deixar claro em qualquer coisa desse tipo: O que vc fizer, faça por sua conta e risco.

De inicio já digo que seria bom nesse caso ter um cavalete central para "folgar" mais um pouco a mola da suspensão traseira (o cavalete traseiro não serve pois não alivia a carga na balança e assim sendo mantém a mola ainda comprimida).

1º Do lado esquerdo da moto (pois a mola fica mais para a esquerda, mas vc pode tentar pelo outro lado), voce terá que retirar a carenagem lateral que fica abaixo do banco do piloto e o apoio de pé dianteiro esquerdo (claro!), mas sem desconectá-lo do pedal do câmbio, para não desregular a altura do pedal (aí ainda serve outra dica: eu aproveitei esse momento e ajustei o meu pois precisava levantar muito a ponta do pé para mudar as marchas, então dexei-o apontado mais para baixo.)
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2º Vai ser preciso retirar um porta fusíveis que fica na direção da mola Shocked , calma, não tem segredo (acredito que pelo outro lado não tenha isso, mas o acesso a mola é mais apertado), ele sai um pouco apertado mas sai. vc só precisa retirar os dois parafusos, não desconecte os plugs dos fusíveis (ou relés, sei lá) e tchanrán! tá lá a mola.
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3º Para ajustar a mola vc vai ter que primeiro folgar o anel superiou no sentido anti-horário e depois apertar o anel inferior (sem trocadilhos, por favor!) fazendo com que ele desça pela rosca levantando um pouco mais a traseira da moto. No meu caso eu não ajustei muito pois como vcs podem ver não é possível visualizar o final da rosca, então não sabia até onde ir e fiquei com medo do negócio sair da rosca e dar trabalho para recolocá-lo. Depois não esqueça de rosquear o anel superior até o inferior para segurá-lo na posição. Para essa parte eu usei uma cha de cano (tipo um alicate grande e fino) para poder rosquear. É nessa parte que seria bom a moto estar sobre um cavalete central para dar menos pressão na mola.
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Roger,cara não tinha ideia que o acesso a mola seria tão trabalhoso, pois outras motos a regulagem fica no final da mola, no caso sentido para baixo realmente precisa ter certesa caso precise regular mesmo, valeu suas dicas brother!!

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Re: Ajustando mola susp traseira.

Mensagem por roger_ma em Sab Jan 05, 2013 10:08 am

Acho que na verdade ele parece mais trabalhoso do que realmente é. Usando uma parafusadeira (que poupa alguns torcidas de pulso) não levei mais do que 30 minutos para desmontar ajustar e remontar. Apenas o banco do piloto que eu já havia desmontado antes para dar uma olhada no filtro de ar, mas o resto foi primeira vez... e a desmontagem de algumas peças (tipo a carenagem cinza) estão no manual (pois ensina a removê-lo para ter acesso justamente àqueles fusíveis).

Abraço.

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Re: Ajustando mola susp traseira.

Mensagem por MD2BH em Dom Abr 21, 2013 1:39 pm

Qual chave vc usou para bambear a mola...????

roger_ma escreveu:Olá.
Por eu ter um peso beeemm acima da média da galera pra a qual essa moto foi projetada, resolvi tentar ajustar a altura da suspensão traseira assim que a recebi.
Por acaso tirei algumas fotos e (só agora, 5 meses depois) criei "coragem" de criar esse rápido tutorial. Mas é bom sempre deixar claro em qualquer coisa desse tipo: O que vc fizer, faça por sua conta e risco.

De inicio já digo que seria bom nesse caso ter um cavalete central para "folgar" mais um pouco a mola da suspensão traseira (o cavalete traseiro não serve pois não alivia a carga na balança e assim sendo mantém a mola ainda comprimida).

1º Do lado esquerdo da moto (pois a mola fica mais para a esquerda, mas vc pode tentar pelo outro lado), voce terá que retirar a carenagem lateral que fica abaixo do banco do piloto e o apoio de pé dianteiro esquerdo (claro!), mas sem desconectá-lo do pedal do câmbio, para não desregular a altura do pedal (aí ainda serve outra dica: eu aproveitei esse momento e ajustei o meu pois precisava levantar muito a ponta do pé para mudar as marchas, então dexei-o apontado mais para baixo.)
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3º Para ajustar a mola vc vai ter que primeiro folgar o anel superiou no sentido anti-horário e depois apertar o anel inferior (sem trocadilhos, por favor!) fazendo com que ele desça pela rosca levantando um pouco mais a traseira da moto. No meu caso eu não ajustei muito pois como vcs podem ver não é possível visualizar o final da rosca, então não sabia até onde ir e fiquei com medo do negócio sair da rosca e dar trabalho para recolocá-lo. Depois não esqueça de rosquear o anel superior até o inferior para segurá-lo na posição. Para essa parte eu usei uma cha de cano (tipo um alicate grande e fino) para poder rosquear. É nessa parte que seria bom a moto estar sobre um cavalete central para dar menos pressão na mola.
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Re: Ajustando mola susp traseira.

Mensagem por roger_ma em Seg Abr 22, 2013 12:41 pm

[quote="MD2BH"]Qual chave vc usou para bambear a mola...????
quote]

Nao entendo o q seja bambear, mas se for no sentido de comprimir a mola... Bem na verdade isso eu não fiz. Por isso ficou meio duro na hora de descer a rosca (no meu caso q eu queria aumentar, mas pois quem for descer a susp fica mais fácil). Mas pois todos casos, se tiver um cavalete, facilita muito.

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Re: Ajustando mola susp traseira.

Mensagem por MoKaCWB em Seg Abr 22, 2013 10:34 pm

Acho q. o colega quer "afrouxar" a pré-carga da mola qdo diz "bambear".
Usei um alicate de pressão para soltar um pouco a porca. Pra apertar é mais chato, mas com esse tipo de alicate não tem erro.

A propósito: excelente tutorial do amigo roger_ma. Valeu por compartilhar o conhecimento!

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Re: Ajustando mola susp traseira.

Mensagem por roger_ma em Ter Abr 23, 2013 12:39 am

Ah, blz. Agora peguei o sentido de "bambear" rss Embarassed
Realmente para afrouxar é mais fácil. Mas a minha eu apertei e tb não foi muuuuito difícil. Apenas tive que ir mais devagar, um pouco de cada vez...

Abraço.

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Re: Ajustando mola susp traseira.

Mensagem por Paulo Guimaraes em Qua Abr 24, 2013 8:31 pm

Bem galera vou falar uma coisa muito séria.
Esse amortecedor original mão presta, ele vem regulado com pré-carga de 150 quilos e estoura muito facilmente.
Eu segui a dica do Sr. Luiz Henrique, que postou alguns videos no youtube, em que ele fez alguns teste de compatibilidade de peças da NEXT com outras motos. E entre elas uma agradável surpresa. O amortecedor da CG - 300 serve perfeitamente na NEXT, e a moto fica mais rígida melhorando a postura nas curvas.
Como falo com as pessoas que eu não conheço, sobre a HORNET - 300 almenos uma peça esta moto tem que presta. O AMORTECEDOR do PROLINK.
Espero ter ajudado.

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Re: Ajustando mola susp traseira.

Mensagem por roger_ma em Qua Abr 24, 2013 10:24 pm

Já tinha ouvido essa dica. Acredito que tenha sido até em algum dos vídeos do Luiz Henrique... Mas a questão da rosca tb serve... isso é, continua com aquela "regulagenzinha"?

Abraço.

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Re: Ajustando mola susp traseira.

Mensagem por MoKaCWB em Qui Abr 25, 2013 9:15 pm

Vi essa dica de compatibilidade do amortecedor da "onda 300" em um dos grupos da Next no Facebook.
Com certeza é uma excelente dica, assim não ficamos na dependência do pós-venda da Dafra.

Qto à regulagem de pré-carga, alguém do grupo comentou q. existem 2 modelos de amortecedor.
Um vem com a rosca para regular e o outro não. E me parece q. existem marcas mais baratas, porém menos confiáveis.

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Re: Ajustando mola susp traseira.

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