Pinhão 14 Dentes Honda Crf250 altera o Desempenho?

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Pinhão 14 Dentes Honda Crf250 altera o Desempenho?

Mensagem por douglasdvisual em Sex Abr 12, 2013 11:58 am

Olá galera do fórum,

Bom gostaria de saber se colocando 14 dentes terei que fazer alguma adaptação na relação original, ou só terei que sacar o pinhão original mesmo?

Quanto ao desempenho altera alguma coisa?

Preciso de desempenho em retomadas, e ultrapassagens em medias e grandes subidas principalmente com garupa.

Desde de já agradeço a participação de todos do grupo

douglasdvisual
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Re: Pinhão 14 Dentes Honda Crf250 altera o Desempenho?

Mensagem por MoKaCWB em Sex Abr 12, 2013 8:11 pm

douglasdvisual escreveu:Olá galera do fórum,

Preciso de desempenho em retomadas, e ultrapassagens em medias e grandes subidas principalmente com garupa.


Cara, se é isso q. vc. procura, não troque pelo de 14 dentes. Vai deixar a moto mais fraca em arrancada, subida e com carga.
Não precisa adaptar nada. É plug & play. Tira o original, instala o novo e regula a tensão da corrente.
Importante: a relação original não pode estar gasta, senão vai detonar mais rápido a corrente ou o próprio pinhão. Se estiver gasta,
o correto é trocar a relação completa.

Troquei o da minha e percebi o seguinte:
- A moto fica mais suave na troca das marchas, pois aquela sensação de torque bruto fica menor.
- Perde um pouco o desempenho em saída de semáforo e subidas.
- Na estrada fica uma delícia. A moto deslancha melhor, parecendo q. tem mais fôlego pra manter velocidades acima de 80km/h.
- Dizem q. melhora a final, mas não tentei pq. a minha tá amaciando ainda e não quero forçar muito.

Abs.

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Re: Pinhão 14 Dentes Honda Crf250 altera o Desempenho?

Mensagem por Efes em Sab Abr 27, 2013 7:32 pm

confesso fiquei na duvida da resposta. então compensa ou não trocar o pinhão original pelo de 14.
outra questão,sugere alguma marca específica..e,se não tem para nossa moto,pode-se comprar qq um de 14 dentes e colocar? obrigado pela atenção

Efes
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Re: Pinhão 14 Dentes Honda Crf250 altera o Desempenho?

Mensagem por MoKaCWB em Dom Abr 28, 2013 7:04 pm

Efes escreveu:confesso fiquei na duvida da resposta. então compensa ou não trocar o pinhão original pelo de 14.
outra questão,sugere alguma marca específica..e,se não tem para nossa moto,pode-se comprar qq um de 14 dentes e colocar? obrigado pela atenção

Depois de ler novamente, tbm fiquei em dúvida. kkkkk

Na verdade eu quis dizer q. não compensa colocar o pinhão de 14 dentes se os objetivos são:
- Arrancada forte partindo do zero (ex.: semáforos).
- Retomada consistente em baixas e médias rotações.
- Desempenho bom em subidas.
- Desempenho bom com carga (ex.: Garupa, baú, etc).
Motivo: o pinhão de 14 dentes deixa a relação mais longa. Isto é bom para atingir altas velocidades e para trocas de marcha mais suaves.
Mas, é ruim para os objetivos citados acima, pq. nestas circunstâncias vc. precisa de torque. Se o motor não tem muito torque, a fábrica compensa no escalonamento do câmbio e da relação.

Na prática, as fábricas procuram ajustar o conjunto motor + câmbio + relação para os objetivos do usuário. Ou seja, a Next sai de fábrica ajustada para o q. a maioria dos consumidores quer: performance urbana.
Então é boa para usar na cidade, com garupa e carga se necessário. Para estrada e pista fica um pouco ruim, pq. o pinhão de 13 dentes faz cortar o giro bem antes do ideal, limitando o desempenho em alta e baixando o top speed.
Com o de 14, o corte ocorre numa velocidade maior e, portanto, ajuda a aumentar o top speed. Claro q. estamos falando de condições ótimas (piso plano, sem garupa, sem vento contra, etc).
Fora isso, a moto fica mais suave nas trocas de marcha e vc. quase não sente aqueles trancos ao soltar a embreagem.
Quem gosta de resposta rápida no acelerador não vai curtir o pinhão de 14 dentes, pois dá uma leve impressão de q. a moto ficou xoxa em baixas e médias rotações.

Quanto à marca, eu só encontrei da Riffel aqui em Curitiba. O pinhão original da Next é dessa marca tbm.
Liguei na CC "onda" procurando o pinhão da CRF230 e eles me disseram q. a fábrica não fornece o de 14 dentes, teria q. procurar no mercado paralelo ou de preparação.
Eu encontrei na Adrenalina Motos, q. é especializada em motos trail e cross. O pinhão da CRF230 eu garanto q. é plug&play pq. não precisei fazer nenhuma adaptação. Foi tirar o original, colocar o novo e ajustar a folga da corrente.

Foto do pinhão de 14 dentes da CRF230:


Comparação entre o original e o de 14:


Plug & Play. Encaixe perfeito:


Obs.: Veja q. não é qquer pinhão de 14 dentes q. serve na Next. Precisa ter este sistema de encaixe e fixação.
Acho q. é o padrão usado pela "onda". O da Yamaha é diferente e acho q. não serve.

Abs.

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Re: Pinhão 14 Dentes Honda Crf250 altera o Desempenho?

Mensagem por Efes em Seg Abr 29, 2013 5:42 pm

Very Happy Agora sim...dúvidas retiradas kkkkk muito obrigado pela sua atenção! Paz!

Efes
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Re: Pinhão 14 Dentes Honda Crf250 altera o Desempenho?

Mensagem por Convidado em Sab Nov 30, 2013 2:30 pm

Bom o pessoal " jovem " já deu opiniões e agora um véio vai opinar também. Eu estou adorando a Next, sinto que o motor  " enche bem o peito " e fala bonito. Porem achava que ele acabava rápido. Não sou de ficar virando cabo, mas gosto sim de vez por outra,  quando o sinal abre e a pista está limpa a frente, girar a manopla da direita com um pouco mais de energia. É prazeiroso, sentir a pressão no peito, o asfalto sendo devorado, os números crescendo  no velocímetro rapidamente, mas o problema é que as marchas acabam rápido e vem a seguinte, e a seguinte...  Sentimento meu: sentia o motor até agressivo ( inclusive em uma das minha respostas aqui no fórum comento isso, que qdo vira o cabo, a cavalaria desce e empurra ela pra frente ) pra uma moto sem pretensões esportivas, apesar de estilosa.  Agora que coloquei o pinhão de 14 dentes - que me perdoem os jovens que curtem a velocidade, como já disse Belchior:  " A vertigem e o abismo me atraem, e é essa minha brincadeira. " - mas senti a moto mais gostosa. Ela perdeu pouquíssimo na aceleração, em compensação ficou mais tranquila nas esticadinhas.  A minha, ficou uma moto comportada pra circular por ai, mas que se virado o cabo, mostra toda a agressividade que tinha com o pinhão de 13 dentes.

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Re: Pinhão 14 Dentes Honda Crf250 altera o Desempenho?

Mensagem por MoKaCWB em Dom Dez 01, 2013 9:44 pm

E aí Arnaldo.

Pessoal jovem? kkkkkkkk Eu ERA jovem nos anos 80, qdo ia pra pista de motocross assistir uma galera da pesada dar show:
Nivanor, Moronguinho, Beto Boettcher e Paraguaio.
Hj em dia sou tiozão mesmo. Mas, ainda gosto de torcer o cabo de vez em qdo. rsrs.

O q. me motivou a trocar o pinhão não foi bem a "adrenalina" da velocidade final. É q. eu simplesmente não gostava do
escalonamento de marchas da Next. Achava a transmissão curta demais. Após a troca do pinhão ficou muito mais gostosa de acelerar!
Uso vela Iridium + Gasolina Podium, ando sempre leve (sem garupa e nem baú). Então a motoca ficou perfeita para o meu gosto.

Outra coisa q. pensei em trocar foi o guidão, mas bastou uma pequena viagem pra tirar isso da cabeça.
Minha capacidade de pilotar "corcunda" foi embora há tempos, e a minha juventude foi junto. hahahahaha.
A verdade é q. eu já não me importo tanto com o visual e o desempenho em altas velocidades.
Meu negócio é curtir a moto, a estrada, a paisagem e a companhia de bons amigos. Que, aliás, me dizem toda hora pra trocar a Next
por uma Custom. Mas eu tô muito feliz com ela.

Abração!

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Re: Pinhão 14 Dentes Honda Crf250 altera o Desempenho?

Mensagem por Convidado em Seg Dez 02, 2013 7:00 pm

MoKaCWB escreveu:E aí Arnaldo.


O q. me motivou a trocar o pinhão não foi bem a "adrenalina" da velocidade final. É q. eu simplesmente não gostava do
escalonamento de marchas da Next. Achava a transmissão curta demais. Após a troca do pinhão ficou muito mais gostosa de acelerar!
Uso vela Iridium + Gasolina Podium, ando sempre leve (sem garupa e nem baú). Então a motoca ficou perfeita para o meu gosto.

Exatamente o que eu sentia, as marchas eram muito curtas. A moto é um foguetinho, mas não precisa tudo isso não, e vou dizer mais, com um pinhão de 15 dentes ficaria melhor ainda.  Mas entendo a Dafra, questão de marketing, a moto tem de ser um pouco violenta pra despertar o tesão da molecada que gosta de acelerar... rsss

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Re: Pinhão 14 Dentes Honda Crf250 altera o Desempenho?

Mensagem por Eliseu678 em Dom Dez 15, 2013 9:29 am

Arnaldo escreveu:Bom o pessoal " jovem " já deu opiniões e agora um véio vai opinar também. Eu estou adorando a Next, sinto que o motor  " enche bem o peito " e fala bonito. Porem achava que ele acabava rápido. Não sou de ficar virando cabo, mas gosto sim de vez por outra,  quando o sinal abre e a pista está limpa a frente, girar a manopla da direita com um pouco mais de energia. É prazeiroso, sentir a pressão no peito, o asfalto sendo devorado, os números crescendo  no velocímetro rapidamente, mas o problema é que as marchas acabam rápido e vem a seguinte, e a seguinte...  Sentimento meu: sentia o motor até agressivo ( inclusive em uma das minha respostas aqui no fórum comento isso, que qdo vira o cabo, a cavalaria desce e empurra ela pra frente ) pra uma moto sem pretensões esportivas, apesar de estilosa.  Agora que coloquei o pinhão de 14 dentes - que me perdoem os jovens que curtem a velocidade, como já disse Belchior:  " A vertigem e o abismo me atraem, e é essa minha brincadeira. " - mas senti a moto mais gostosa. Ela perdeu pouquíssimo na aceleração, em compensação ficou mais tranquila nas esticadinhas.  A minha, ficou uma moto comportada pra circular por ai, mas que se virado o cabo, mostra toda a agressividade que tinha com o pinhão de 13 dentes.
Arnaldo, me tira uma duvida, vc trocou por qual modelo, da crf 230cc ou crf 250cc ou as duas é o mesmo pinhão, de 14 dentes ?

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Re: Pinhão 14 Dentes Honda Crf250 altera o Desempenho?

Mensagem por Ladotb em Qui Jul 31, 2014 9:52 pm

Hoje troquei o pinhão de minha next por um de 14 dentes, melhorou bastante a final dela, não percebi muita diferença na arrancada e na subida como o pessoal diz que sente, a moto realmente ficou mais "gostosa" de andar e não grita tanto como antes. Consigo manter a rotação mais baixa mesmo subindo   os morros aqui de Santos. A única mudança q realmente percebi foi que qdo vc reduz a marcha, ela não está segurando como segurava antes, mas isso não me atrapalha tanto.
Queria ver com meus próprios olhos como a moto ficaria após a mudança e por enquanto estou gostando, ainda não fui para estrada testar como ficou a 6° marcha, mas estou conseguindo ir na 3° até 105KM aproximadamente(Antes cortava o giro em 100). Se eu for pra estrada e ver que a 6° está xoxa ou algo do tipo eu volto e posto algo falando.

Coloquei um pinhão da marca VAZ que é da CBX 200 Strada, também serve perfeitamente pois é o mesmo pinhão da CRF 230.

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Re: Pinhão 14 Dentes Honda Crf250 altera o Desempenho?

Mensagem por Convidado em Sab Ago 02, 2014 8:00 am

Ladotb escreveu:

Queria ver com meus próprios olhos como a moto ficaria após a mudança e por enquanto estou gostando, ainda não fui para estrada testar como ficou a 6° marcha, mas estou conseguindo ir na 3° até 105KM aproximadamente(Antes cortava o giro em 100). Se eu for pra estrada e ver que a 6° está xoxa ou algo do tipo eu volto e posto algo falando.

Coloquei um pinhão da marca VAZ que é da CBX 200 Strada, também serve perfeitamente pois é o mesmo pinhão da CRF 230.


"Não espere incremento na velocidade final em 6ª marcha. Ela é longa, o que por sí, já "rouba" um pouco da energia enviada a roda, e tem o problema da resistência do ar, que quanto maior a velocidade, mais aumenta. Seria mais indicado voce buscar a final na 5ª marcha, e depois de conseguí-la, passar a 6ª. E não se chateie, se após engatada, a velocidade cair, é a relação longa roubando energia (força)

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Re: Pinhão 14 Dentes Honda Crf250 altera o Desempenho?

Mensagem por Eliseu678 em Sab Ago 02, 2014 1:19 pm

Esta questão das trocas de pinhão, no começo quando o pessoal começou a postar seu relatos, confesso que fiquei muito curioso, mais ao ler seu relatos dos proprietários de Next, percebi que as vantagem de ganho, muda muito para o dia-dia, no transito perdendo retomadas,ultrapassagem subidas e se estiver com garupa fica mais ainda complicado se eu estiver errado, me corrija, pois nunca andei de Next com outro pinhão.

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Re: Pinhão 14 Dentes Honda Crf250 altera o Desempenho?

Mensagem por Ladotb em Sab Ago 02, 2014 10:24 pm

Eliseu678 escreveu:Esta questão das trocas de pinhão, no começo quando o pessoal começou a postar seu relatos, confesso que fiquei muito curioso, mais ao ler seu relatos dos proprietários de Next, percebi que as  vantagem de ganho, muda muito para o dia-dia, no transito perdendo retomadas,ultrapassagem subidas e se estiver com garupa fica mais ainda complicado se eu estiver errado, me corrija, pois nunca andei de Next com outro pinhão.  

Ando com minha Next todos os dias e na maioria das vezes com garupa, troquei o pinhão original pelo de 14 dentes e por enquanto não tenho do que reclamar. A moto perdeu um pouquinho de arrancada(muito pouco ao meu ver) e ganhou bem mais final, não percebi tanta perda em subidas mesmo essa moto não sendo pra esse tipo de coisa(subo morro praticamente todos os dias).

Realmente só trocando a pessoa percebe a diferença e tira suas próprias conclusões, achei que iria piorar a performance dela e na minha opinião só melhorou.

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Re: Pinhão 14 Dentes Honda Crf250 altera o Desempenho?

Mensagem por Ladotb em Sab Ago 02, 2014 10:31 pm

Arnaldo escreveu:
Ladotb escreveu:

Queria ver com meus próprios olhos como a moto ficaria após a mudança e por enquanto estou gostando, ainda não fui para estrada testar como ficou a 6° marcha, mas estou conseguindo ir na 3° até 105KM aproximadamente(Antes cortava o giro em 100). Se eu for pra estrada e ver que a 6° está xoxa ou algo do tipo eu volto e posto algo falando.

Coloquei um pinhão da marca VAZ que é da CBX 200 Strada, também serve perfeitamente pois é o mesmo pinhão da CRF 230.


"Não espere incremento na velocidade final em 6ª marcha.  Ela é longa, o que por sí,   já "rouba" um pouco da energia enviada a roda, e tem o problema da resistência do ar, que quanto maior a velocidade, mais aumenta.  Seria mais indicado voce buscar a final na 5ª marcha, e depois de conseguí-la, passar a 6ª.  E não se chateie, se após engatada, a velocidade cair, é a relação longa roubando energia (força)


Na verdade, não espero incremento de velocidade na 6° marcha, praticamente em todas as motos a 6° é só "overdrive"(Economia de combustível), o importante pra mim é a baixa rotação na 5°.
Mesmo com 13 dentes, a ultima marcha da Next é bem fraquinha, fui pra Bandeirantes uma vez e andando de boa tinha que ficar alternando entre 5° e 6° marcha em subidas ou curvas, isso era meio chatinho pois eu não queria "esguelar" a 5° e a 6° era meio xoxa, mantendo a 5° marcha numa rotação baixa pra mim está ótimo. Very Happy

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Re: Pinhão 14 Dentes Honda Crf250 altera o Desempenho?

Mensagem por Eliseu678 em Sab Ago 02, 2014 11:07 pm

Ladotb escreveu:
Eliseu678 escreveu:Esta questão das trocas de pinhão, no começo quando o pessoal começou a postar seu relatos, confesso que fiquei muito curioso, mais ao ler seu relatos dos proprietários de Next, percebi que as  vantagem de ganho, muda muito para o dia-dia, no transito perdendo retomadas,ultrapassagem subidas e se estiver com garupa fica mais ainda complicado se eu estiver errado, me corrija, pois nunca andei de Next com outro pinhão.  

Ando com minha Next todos os dias e na maioria das vezes com garupa, troquei o pinhão original pelo de 14 dentes e por enquanto não tenho do que reclamar. A moto perdeu um pouquinho de arrancada(muito pouco ao meu ver) e ganhou bem mais final, não percebi tanta perda em subidas mesmo essa moto não sendo pra esse tipo de coisa(subo morro praticamente todos os dias).

Realmente só trocando a pessoa percebe a diferença e tira suas próprias conclusões, achei que iria piorar a performance dela e na minha opinião só melhorou.
Interessante sua percepção abraços!

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Re: Pinhão 14 Dentes Honda Crf250 altera o Desempenho?

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