oleo novo para next

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

oleo novo para next

Mensagem por sanderba em Qua Fev 26, 2014 6:44 am

Amigos do forum, encontrei esse comentario em outro forum e troxe aqui para que pssamos comentar .
http://comunidade.motonline.com.br/forum/dafra/607069-%C3%B3leo-novo-para-as-next.html

sanderba
Junior
Junior

Mensagens : 15
Data de inscrição : 02/04/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: oleo novo para next

Mensagem por Convidado em Qui Fev 27, 2014 4:47 am

Já andou rolando essa conversa  da Dafra ter mudado a especificação do óleo aqui no fórum, mas o barato é que sempre carece de confirmação oficial, os mecânicos das CC, " NUNCA SABEM DE NADA".  fica sempre aquela coisa da " EXPERIÊNCIA " dele, mecânico. Eu uso na minha moto o 15W50 da Motul, importado. E não sinto nenhuma diferença entre ela fria, ou quente, e faço as trocas a cada 2K, o problema é só o filtro de óleo, esse da Fazer  NÃO SERVE! Já comprei e foi jogado fora, o tamanho não é o mesmo, e não tem a válvula de alívio... Tira as borrachinhas e faz uma roleta russo com o motor, tanto pode dar certo, como pode fundir, principalmente se vc pegar uma estrada... Esse lance é típico do " repetir, de ouvir falar ". CUIDADO !  Paga lá 27 reais, e pega o correto.  O da minha, troco a cada 4K, ou seja troca de óleo sim, troca de óleo não, entra um filtro novo.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: oleo novo para next

Mensagem por sanderba em Sex Fev 28, 2014 6:50 am

concordo com vc, mas levantei essa questão pois o oleo eu so compro na concessionaria dafra, e quando trouxeram esse da petronas 10w40 questionei a vendedora pois no manual pedia 15w50 e ela falou que agora estao usando este ( 10w40 - petronas). agora essa questão de melhorar quando está frio ou quente tmb não senti diferença nenhuma.

sanderba
Junior
Junior

Mensagens : 15
Data de inscrição : 02/04/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: oleo novo para next

Mensagem por Eliseu678 em Dom Mar 02, 2014 9:31 am

Isso sempre me intrigou, pois quando comprei a minha Next 2013 zero, o óleo usado já era 15w50 na época e passava a sensação, que o motor trabalhava pesado, o tempo que estava frio passando vibração, ate mesmo depois de quente, diminui pouca coisa.Depois que foi roubado decidi comprar uma nova Next, ano 2014 já este modelo vem usando o óleo 10w40 e por incrível que pareça o motor trabalha liso frio ou quente com o minimo de vibração pois ainda esta na faze de amaciamento com o primeiro óleo. O motor responde rapidamente as acelerações com mais vigor desde as rotações em baixas ate a alta fiquei surpreso com resultado, lembrando que a versão tawanesa usa 10w40!

Eliseu678
Especialista
Especialista

Mensagens : 171
Data de inscrição : 04/12/2012
Idade : 39
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: oleo novo para next

Mensagem por sanderba em Ter Abr 01, 2014 9:33 am

olá amigos, alguem sabe qual o oleo que deve ser usado nas bengalas das nossas next e a quantidade.

sanderba
Junior
Junior

Mensagens : 15
Data de inscrição : 02/04/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: oleo novo para next

Mensagem por Convidado em Dom Out 12, 2014 9:03 pm

Venho trazer uma nova informação sobre óleo, troquei óleo e filtro (que encontrei já específico pra  NEXT por R$ 15,00) da minha moto,  e o óleo usei o  Mobil 10W30, do qual já ótimas referência da FAN 150 que tinha antes, e também semana retrasada qdo troquei óleo da Fazer 150. Troquei o óleo ontem, e posso dizer que o motor está mais redondo, seja na lenta, seja rodando, as retomadas ficaram mais vigorosas, mesmo hoje que sai com a "dona da pensão" na garupa, sentí o motor subindo de giro mais redondo e com maior vigor, o torque melhorou ai uns... 5%. Quem experimentar, não irá se arrepender


Última edição por Arnaldo em Sex Out 24, 2014 5:59 pm, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: oleo novo para next

Mensagem por canajunior@hotmail.com em Qui Out 16, 2014 11:06 pm

Gente cuidado!!!
Não coloquem o óleo 10w30 pois vai fundi seu motor.
Um colega aqui colocou esse óleo e o prejuizo foi grande.
Fica a dica

canajunior@hotmail.com
Novato
Novato

Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/10/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: oleo novo para next

Mensagem por Eliseu678 em Sex Out 17, 2014 7:29 pm

canajunior@hotmail.com escreveu:Gente cuidado!!!
Não coloquem o óleo 10w30 pois vai fundi seu motor.
Um colega aqui colocou esse óleo e o prejuizo foi grande.
Fica a dica
Brother quanto tempo esse colega usou este óleo na Next para fundir o motor ?

Eliseu678
Especialista
Especialista

Mensagens : 171
Data de inscrição : 04/12/2012
Idade : 39
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: oleo novo para next

Mensagem por roger_ma em Sex Out 17, 2014 10:46 pm

Cara 10w30 ja foge das especificações, mesmo dessa provável atualização para 10w40... já seria um óleo muito menos viscoso em altas temperaturas, consequentemente protege menos de atrito... eu ainda prefiro usar o óleo recomendado pela fabricante do motor.

roger_ma
Especialista
Especialista

Mensagens : 174
Data de inscrição : 16/07/2012
Idade : 39
Localização : São Luís - MA

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: oleo novo para next

Mensagem por Convidado em Qui Out 23, 2014 5:31 pm

canajunior@hotmail.com escreveu:Gente cuidado!!!
Não coloquem o óleo 10w30 pois vai fundi seu motor.
Um colega aqui colocou esse óleo e o prejuizo foi grande.
Fica a dica

O que é fundir um motor?  A ação de fundir, vem de fusão, que é a passagem do estado sólido para o líquido.  Logo para termos fusão, é obrigatório termos temperaturas elevadíssimas, onde os metais que compõem o motor comecem a amolecer, e consequentemente juntar um ao outro - o metal dos anéis de pistão e parede do cilindro, ou mesmo dos mancais com o girabrequim.  No motor de nossos carros e motos, para que isso ocorra, temos duas razões: 1 -  Excesso de temperatura (por pane no sistema de arrefecimento); 2 -  Ausência de lubrificação...    Então vamos pensar um pouco. 1 - Se o sistema de arrefecimento (bomba d'água, radiador, mangueiras, dutos, liquido refrigerante), não apresentavam problemas, não pode ter sido a causa. 2 - Óleo lubrificante estando no nível, com viscosidade, dentro do prazo de validade, bomba de óleo funcionando perfeita, filtro de óleo com a válvula de alívio funcionando perfeito, não pode ter sido a causa.  Existem muitas causas que levam a fundir o motor. Numa delas o filtro de óleo pode engripar a válvula de alívio aberta, fazendo cair a pressão no sistema, Se o piloto acelera fundo por vários Kms,  não tem mesmo como não fundir - tô careca de ver no YOUTUBE, vídeos de neguinho querendo dar 160 Km/h na Next e ficar levando ela de acelerador totalmente aberto, por mais de 4, 6, e até 8 minutos, que cansa só de ficar olhando. Um motor de rua, seja de que veículo for, tem um compromisso com a longevidade. Ou seja, ele deve dar muitos Kms,  e anos de funcionamento ao seu proprietário, com alterações as menores possíveis em suas características ao longo desse tempo e kilometragem. Um óleo lubrificante, forma um fino filme, que diminue a proporções infinitezimais, o atrito direto entre as peças, e se o motor está com suas folgas e dimensionamentos dentro do que a engenharia do fabricante calculou, ele não vai fundir. Motores modernos,  como o da NEXT, tem dimensionamentos ínfimos e isso exige óleos cada vez mais finos, basta ver que as motos 2014, já usam, óleo 10W40. Agora uma pequena curiosidade: Alguém ai sabe a que a rotação pode chegar um motor de fórmula 1 ?  Pode passar de 18.000 RPM !!!  E por que será que eles usam (de acordo com o clima do país da corrida), óleos de viscosidade 0W30,  a 5W40, e os motores não fundem ???

Pra concluir: Eu jamais daria uma dica aqui no fórum,  que não fosse correta, e até - como neste caso - comprovado o efeito por mim. Sou mecânico de formação, e hoje, exerço a função de supervisor de frota, tendo sob minha gestão, 20 caminhões,  5 carros e  2 motos. Acompanho com interesse tudo o que se relaciona (como brinco no trabalho) com as minhas crianças. Não sei a kilometragem do motor, do seu amigo, ou as condições dinâmicas de pilotagem, em que ocorreram a fundição, mas do alto da minha experiência,  posso quase jurar, não foi o óleo.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: oleo novo para next

Mensagem por Convidado em Sab Out 25, 2014 4:51 am

roger_ma escreveu:Cara 10w30 ja foge das especificações, mesmo dessa provável atualização para 10w40... já seria um óleo muito menos viscoso em altas temperaturas, consequentemente protege menos de atrito... eu ainda prefiro usar o óleo recomendado pela fabricante do motor.

Motores modernos, devido ao maior controle dos elementos metalúrgicos e os lubrificantes, estão com as folgas internas de praticamente " ZERO". Se há alguns anos uma folga de 0,06 era considerada boa,  com o conhecimento que há hoje, as folgas são 1/4 disso. Há alguns anos o 1º anel de segmento (aquele que fica mais próximo da zona de fogo), tinha 2,5mm de espessura, hoje tem 1,5mm (ou menos), e assim a folga entre ele e a canaleta do pistão, e do pistão em relação a parede do cilindro diminuiu. Ai o que acontece com o óleo ???   Um óleo, tem sua viscosidade determinada pelo tamanho de sua molécula, assim, com essas folgas menores, não tem como continuar usando óleo de maior viscosidade (tamanho de molécula), já que estas irão manter menos delas nas superfícies e por conseguinte aumentando o atrito e desgaste. Outra coisa, os óleos de baixa viscosidade são sintéticos ou semi sintéticos, o que lhes confere maior estabilidade a temperaturas e atrito, ao longo da sua faixa de uso, por isso são (e devem ser) usados em motores que têem melhor performance... O seu receio é por conta da temperatura?  Esquece! Um óleo moderno tem aditivos estabilizadores que mantem suas propriedades mesmo em temperaturas elevadas, aliás os motores hoje são todos de comando na cabeça o que permite giros maiores, de forma a buscar a potência  "lá em cima". Só para ter uma idéia, nos anos 70 do século passado, um opala de 4 cilindros tinha sua potência máxima a 5000 RPM e funcionava a temperatura de 92 ºC, hoje a maioria dos motores tem sua rotação de potência por volta dos 7000 RPM e funcionam a temperatura de 98 ºC. Mais outro fator,  o motor 2.5 do Opala tinha 88cv, hoje,  um motor com apenas 1.4, tem uma potência  cerca de 10 a 20% maior que o do Opala, o que vai gerar maiores atritos e temperaturas.  Apesar de ter usado carro como exemplo, o mesmo acontece com as motos, inclusive por isso que a refrigeração está passando para liquida.  Aqui no Brasil ainda não temos, mas lá fora a Honda, Yamaha e outras montadoras, suas motos de pequena cilindrada, já são todas refrigeradas a agua (procure na internet).  Ah, antes que eu esqueça: Quem conhecer algum preparador de motor, leva um papo com ele, e pergunta qual o óleo que recomenda aos seus motores.

Só uma curiosidade: nada a ver...rsss nos anos 70 reinavam absolutos no Brasil: Opala, Corcel, e Aero Willys, que parou de ser fabricado no final dos anos 60, com seus motores de comando no bloco (Fusca, Variant, e TL não era carro, era condução). Em 1973 desembarcou no Brasil um carrinho com motor moderníssimo: 4 cilindros inclinado a 30 graus, comando na cabeça, embreagem de mola única tipo chapéu chinês, radiador com ventilador elétrico, suspensão Mc Pherson, barra Panhard na traseira, freios auto reguláveis. Seu nome? Passat.  A VW estava passando perrengues na Europa por conta de seus motores refrigerados a ar, que não eram adequados a injeção (que já estava chegando) e não permitiam o atendimento, a recente preocupação com a poluição. Como ela tinha muito dinheiro, comprou lá na Alemanha, a sucessora da Auto Union (que havia fabricado o DKW motor 3 cilindros e 2 tempos), que havia sido reformulada por jovens engenheiros, e que já estava com um carro pronto pra lançamento, essa empresa, era a AUDI e o carro, o Passat. Qdo o Passat desembarcou por aqui, de cara arrebatou uma legião de fãs, Quem tem mais de 50a, lembra dos Passat TS que com seu motor 1.6, andava junto com os opalões de 6 cilindros e motor quase 2,5 vezes maior... rsss.  Pegas memoráveis na madrugada... ruas desertas, sem lombadas, sem radar... tô véio mesmo. Esse carro é o precursor de toda a evolução tecnológica na área automobilística que temos no país

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: oleo novo para next

Mensagem por Eliseu678 em Sab Nov 01, 2014 11:28 am

Hoje eu confesso que cometi um erro, em postar que o óleo 15w50 seria mais indicado, nada passou de um efeito placebo, da minha parte, ate o Arnaldo, na época da postagem "puxou minha orelha" agora com a minha próxima troca de óleo, irei colar o 10w40 e depois este que nosso amigo Arnaldo postou o 10w30 e verificar o desempenho da motoca, antes de postar.

Eliseu678
Especialista
Especialista

Mensagens : 171
Data de inscrição : 04/12/2012
Idade : 39
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: oleo novo para next

Mensagem por Convidado em Ter Nov 04, 2014 9:20 am

Eliseu678 escreveu:Hoje eu confesso que cometi um erro, em postar que o óleo 15w50 seria mais indicado, nada passou de um efeito placebo, da minha parte, ate o Arnaldo, na época da postagem "puxou minha orelha" agora com a minha próxima troca de óleo, irei colar o 10w40 e depois este que nosso amigo Arnaldo postou o 10w30 e verificar o desempenho da motoca, antes de postar.    
Meu amigo e interlocutor... longe de mim "puxar orelha" o que eu pretendi mesmo foi saber a real ! Por que já sabia que motores que evoluem, o óleo afina, e como sei que vc está sempre dando uma passadinha na CC conversando com um e com outro, traria a novidade fresquinha aqui " pra nóis ". Eu por conta do trabalho, saio de casa 6:30h da manhã (moro em Santos e trabalho em Cubatão, distante 26 Km) e volto por volta das 18:30h. E como em Cubatão não tem CC da Dafra, não tenho como trocar figurinhas com os mecânicos. O único que conheci, foi até o que fez em Janeiro a troca das molas da embreagem, pelas da falcon, e depois disso não o ví mais. As trocas de óleo eu mesmo faço, ajustes também, assim ir a CC, é a excessão, da excessão. Ainda bem que temos o Eliseu678, pra dividir os resultados dessas visitas as CC, e dos papos conosco.

Em tempo: Procura ai nas boas lojas de moto-peças que já tem o filtro de óleo correto pra Next, aqui na baixada paguei 15 reais. Não inventa com esses filtros que dizem " que serve " na moto, é só tirar uma borrachinha que encaixa lá, eu comprei e joguei dinheiro fora.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: oleo novo para next

Mensagem por Eliseu678 em Ter Nov 04, 2014 7:52 pm

Arnaldo escreveu:
Eliseu678 escreveu:Hoje eu confesso que cometi um erro, em postar que o óleo 15w50 seria mais indicado, nada passou de um efeito placebo, da minha parte, ate o Arnaldo, na época da postagem "puxou minha orelha" agora com a minha próxima troca de óleo, irei colar o 10w40 e depois este que nosso amigo Arnaldo postou o 10w30 e verificar o desempenho da motoca, antes de postar.    
Meu amigo e interlocutor... longe de mim  "puxar orelha" o que eu pretendi mesmo foi saber  a real ! Por que já sabia que motores que evoluem, o óleo afina, e como sei que vc está sempre dando uma passadinha na CC conversando com um e com outro, traria a novidade fresquinha aqui " pra nóis ".  Eu por conta do trabalho, saio de casa 6:30h da manhã (moro em Santos e trabalho em Cubatão, distante 26 Km) e volto por volta das 18:30h.  E como em Cubatão não tem CC da Dafra, não tenho como trocar figurinhas com os mecânicos. O único que conheci, foi até o que fez em Janeiro a troca das molas da embreagem, pelas da falcon, e depois disso não o ví mais. As trocas de óleo eu mesmo faço, ajustes também, assim ir a CC, é a excessão, da excessão.  Ainda bem que temos o Eliseu678, pra dividir os resultados dessas visitas as  CC, e dos papos conosco.  

Em tempo:  Procura ai nas boas lojas de moto-peças que já tem o filtro de óleo correto pra Next, aqui na baixada paguei 15 reais. Não inventa com esses filtros que dizem " que serve " na moto, é só tirar uma borrachinha que encaixa lá, eu comprei e joguei dinheiro fora.
Então Arnaldo, vivendo e aprendendo como vc mesmo postou (motores que evoluem, o óleo afina) aqui onde moro em Mauá city, já temos o filtro da Next nas lojas do Paulinho e Marquinho motos com pouca diferença do que vc pagou, por R$ 12,00 mais alguma novidade ser tiver, postarei ou perguntarei a vcs.

Eliseu678
Especialista
Especialista

Mensagens : 171
Data de inscrição : 04/12/2012
Idade : 39
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: oleo novo para next

Mensagem por dff1 em Qua Dez 17, 2014 7:34 pm

Pessoal, posso colocar óleo de carro na moto? Tem um com as especificações 10w40. Teria problemas em usar?

dff1
Junior
Junior

Mensagens : 11
Data de inscrição : 16/12/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: oleo novo para next

Mensagem por Eliseu678 em Sex Dez 19, 2014 1:58 pm

dff1 escreveu:Pessoal, posso colocar óleo de carro na moto? Tem um com as especificações 10w40. Teria problemas em usar?
brother não faça isso nunca, pois o óleo de carro não tem a composição, para lubrificar motor e caixa de cambio ao mesmo tempo da moto.

Eliseu678
Especialista
Especialista

Mensagens : 171
Data de inscrição : 04/12/2012
Idade : 39
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: oleo novo para next

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:12 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum