Mudanças no comportamento do motor!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mudanças no comportamento do motor!!

Mensagem por Eliseu678 em Qua Jul 02, 2014 12:58 pm

Bom acredito que não somente eu, que já percebi diferenças no comportamento do motor da Next. Tem dias, ao sair com a Next, o motor se comporta áspero e com buracos nas rotações baixa em outros dias, o motor fica linear ao acelerar sem buracos e sem aquela aspereza, digo isso, pois é minha segunda Next, e o efeito sempre é o mesmo, isso me lembra outra moto que tive, uma Suzuki Yes 125 tinha o mesmo comportamento da Next!

Eliseu678
Especialista
Especialista

Mensagens : 171
Data de inscrição : 04/12/2012
Idade : 39
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mudanças no comportamento do motor!!

Mensagem por Convidado em Qui Jul 03, 2014 8:39 pm

Eliseu678 escreveu:Bom acredito que não somente eu, que já percebi diferenças no comportamento do motor da Next. Tem dias, ao sair com a Next, o motor se comporta áspero e com buracos nas rotações baixa em outros dias, o motor fica linear ao acelerar sem buracos e sem aquela aspereza, digo isso, pois é minha segunda Next, e o efeito sempre é o mesmo, isso me lembra outra moto que tive, uma Suzuki Yes 125 tinha o mesmo comportamento da Next!    

Pressão atmosférica, e umidade do ar

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mudanças no comportamento do motor!!

Mensagem por Eliseu678 em Qui Jul 03, 2014 9:19 pm

Arnaldo escreveu:
Eliseu678 escreveu:Bom acredito que não somente eu, que já percebi diferenças no comportamento do motor da Next. Tem dias, ao sair com a Next, o motor se comporta áspero e com buracos nas rotações baixa em outros dias, o motor fica linear ao acelerar sem buracos e sem aquela aspereza, digo isso, pois é minha segunda Next, e o efeito sempre é o mesmo, isso me lembra outra moto que tive, uma Suzuki Yes 125 tinha o mesmo comportamento da Next!    

Pressão atmosférica, e umidade do ar
Nossa, nunca podia imaginar isso, pressão atmosférica e umidade do ar.Olha Arnaldo vindo de você essa explicação fico mais tranquilo,agora eu te pergunto, isso tem algum modo de fazer para diminuir essa aspereza?

Eliseu678
Especialista
Especialista

Mensagens : 171
Data de inscrição : 04/12/2012
Idade : 39
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mudanças no comportamento do motor!!

Mensagem por Convidado em Sab Jul 05, 2014 5:19 am

Eliseu678 escreveu:
Arnaldo escreveu:
Eliseu678 escreveu:Bom acredito que não somente eu, que já percebi diferenças no comportamento do motor da Next. Tem dias, ao sair com a Next, o motor se comporta áspero e com buracos nas rotações baixa em outros dias, o motor fica linear ao acelerar sem buracos e sem aquela aspereza, digo isso, pois é minha segunda Next, e o efeito sempre é o mesmo, isso me lembra outra moto que tive, uma Suzuki Yes 125 tinha o mesmo comportamento da Next!    

Pressão atmosférica, e umidade do ar
Nossa, nunca podia imaginar isso, pressão atmosférica e umidade do ar.Olha Arnaldo vindo de você essa explicação fico mais tranquilo,agora eu te pergunto, isso tem algum modo de fazer para diminuir essa aspereza?  

Vou te dar a resposta que o técnico da Bosch me deu em um curso que fiz na sede em Campinas há muitos anos.  " - Quando conseguirmos controlar os elementos naturais, isso não ocorrerá mais. "  Pra voce ver como a natureza é mais forte, nem a injeção com seus sensores MAP, Temperatura do ar, Fluxo, densidade, conseguiram eliminar esse efeito. Há dias em que a concentração de oxigênio está mais baixa, e isso impacta no rendimento da explosão, que vai gerar a força. A umidade também altera a explosão já que ela  "molha"  as moléculas de combustível, blindando-as e isso retarda a explosão (até essa umidade ser evaporada) fazendo que uma parte da mistura exploda já no final do tempo de explosão e começo do tempo de escapamento (literalmente uma ínfima parte vai completar a queima no coletor de escape), gerando irregularidade na queima (a aspereza) e como para gerar força, a expansão tem de ocorrer quando o pistão estiver em seu ponto mais alto, essa parte que demora a queimar, causa a perda de força,  e aspereza que vc cita.  Nos motores de um cilindro esse efeito é mais fácil de ser sentido - e também vai muito da sensibilidade do piloto, tem gente que diz que não sente nada - já nos motores multicilindro pelos tempos de força serem vários dentro do 720º (duas voltas completas do girabrequim pra completar os 4 ciclos) e pela inércia proporcionada pelo volante na ponta do girabrequim, esse efeito não é tão sentido.
Só a título de informação, já que hoje não lido mais com motores ciclo Otto, sou gestor de frota de caminhões:  lí em alguma revista técnica, que a Bosch está desenvolvendo um sensor para oxigênio (a sonda lâmbda já faz isso, mas no escape onde ela "fareja" pequenos traços do gas) a nível de temperatura ambiente.  Mas isso também implica em módulos eletrônicos maiores ( e é claro, mais caros) já que a quantidade de bits a ser armazenada sobe exponencialmente, por que aumenta muito o número de variáveis a serem consideradas para deixar a injeção tinindo.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mudanças no comportamento do motor!!

Mensagem por Eliseu678 em Sab Jul 05, 2014 11:09 am

Arnaldo escreveu:
Eliseu678 escreveu:
Arnaldo escreveu:
Eliseu678 escreveu:Bom acredito que não somente eu, que já percebi diferenças no comportamento do motor da Next. Tem dias, ao sair com a Next, o motor se comporta áspero e com buracos nas rotações baixa em outros dias, o motor fica linear ao acelerar sem buracos e sem aquela aspereza, digo isso, pois é minha segunda Next, e o efeito sempre é o mesmo, isso me lembra outra moto que tive, uma Suzuki Yes 125 tinha o mesmo comportamento da Next!    

Pressão atmosférica, e umidade do ar
Nossa, nunca podia imaginar isso, pressão atmosférica e umidade do ar.Olha Arnaldo vindo de você essa explicação fico mais tranquilo,agora eu te pergunto, isso tem algum modo de fazer para diminuir essa aspereza?  

Vou te dar a resposta que o técnico da Bosch me deu em um curso que fiz na sede em Campinas há muitos anos.  " - Quando conseguirmos controlar os elementos naturais, isso não ocorrerá mais. "  Pra voce ver como a natureza é mais forte, nem a injeção com seus sensores MAP, Temperatura do ar, Fluxo, densidade, conseguiram eliminar esse efeito. Há dias em que a concentração de oxigênio está mais baixa, e isso impacta no rendimento da explosão, que vai gerar a força. A umidade também altera a explosão já que ela  "molha"  as moléculas de combustível, blindando-as e isso retarda a explosão (até essa umidade ser evaporada) fazendo que uma parte da mistura exploda já no final do tempo de explosão e começo do tempo de escapamento (literalmente uma ínfima parte vai completar a queima no coletor de escape), gerando irregularidade na queima (a aspereza) e como para gerar força, a expansão tem de ocorrer quando o pistão estiver em seu ponto mais alto, essa parte que demora a queimar, causa a perda de força,  e aspereza que vc cita.  Nos motores de um cilindro esse efeito é mais fácil de ser sentido - e também vai muito da sensibilidade do piloto, tem gente que diz que não sente nada - já nos motores multicilindro pelos tempos de força serem vários dentro do 720º (duas voltas completas do girabrequim pra completar os 4 ciclos) e pela inércia proporcionada pelo volante na ponta do girabrequim, esse efeito não é tão sentido.
Só a título de informação, já que hoje não lido mais com motores ciclo Otto, sou gestor de frota de caminhões:  lí em alguma revista técnica, que a Bosch está desenvolvendo um sensor para oxigênio (a sonda lâmbda já faz isso, mas no escape onde ela "fareja" pequenos traços do gas) a nível de temperatura ambiente.  Mas isso também implica em módulos eletrônicos maiores ( e é claro, mais caros) já que a quantidade de bits a ser armazenada sobe exponencialmente, por que aumenta muito o número de variáveis a serem consideradas para deixar a injeção tinindo.
Obrigado Arnaldo pela explicação, que dizer aula, gosto das sua resposta com muito conteúdo, em pouco tempo que nos escrevemos pelo fórum aprendi muito com seu saber obrigado!!

Eliseu678
Especialista
Especialista

Mensagens : 171
Data de inscrição : 04/12/2012
Idade : 39
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mudanças no comportamento do motor!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 6:38 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum